Curso de Medicina 

Entre 2024 e 2025, a Trivento Medical School, vertical da Medicina do grupo Trivento Educação, começou dois Cursos de Medicina nas suas Faculdades – uma em Lorena (SP) e outra em Altamira (PA). Em agosto de 2025, foram estabelecidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ou seja, as normas obrigatórias que orientam a organização e planejamento da graduação em Medicina, as quais já faziam parte do currículo ofertado pela Faculdade Serra Dourada Lorena e pela Faculdade Serra Dourada Altamira, antes mesmo da publicação das novas DCN’s.

O que as novas diretrizes regulamentam – como a integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), prática médica desde os primeiros períodos, atenção primária com progressão até áreas de maior complexidade, valorização da diversidade e da inclusão, núcleos de apoio psicossocial e programas de mentoria e saúde mental – já são praticadas dentro de nossas faculdades desde o momento zero. Isso demonstra o compromisso da Trivento em perceber e se preparar para o futuro, incorporando as mudanças geracionais nos cursos e formando médicos humanos, éticos e altamente capacitados para a atuação em todos os campos da medicina. 

Somos um centro de ensino que utiliza as tecnologias educacionais para acelerar a aprendizagem de nossos alunos, sem substituir os modelos educacionais, mas catalisando o ganho de conhecimento. Saímos de um modelo de ensino baseado no professor, fragmentado por disciplinas e hospitalocêntrico (centrado no hospital como principal local de atuação) para um método centrado no estudante, integrado em grandes unidades curriculares e baseado nas comunidades e necessidades de cada região. 

Para isso, ofertamos disciplinas eletivas semestrais a fim de proporcionar aos nossos alunos maior flexibilidade na moldagem de seus currículos, de acordo com os seus interesses. Também realizamos reuniões com os gestores de saúde locais, a fim de identificar as maiores necessidades da comunidade e incorporá-las em nosso ensino, proporcionando uma integração maior entre a faculdade e o sistema de saúde local. 

O objetivo do curso é oferecer novas práticas emergentes no exercício da medicina de forma racional e otimizada, incluindo recursos como a telemedicina, a realidade virtual, a impressão 3D e a relação com as mídias sociais. A matriz curricular é composta por 9.280 horas, que são estruturadas em grandes eixos, como morfofuncional, humanidades, pesquisa e gestão. Os quatro últimos períodos da graduação são destinados para o internato, que integra a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos no curso. Por aqui também temos o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além de atividades complementares, divididas em ensino, extensão e pesquisa, variados campos de estágio e integração com a rede de saúde.

Nas Faculdades de Medicina da Serra Dourada e da Trivento Educação, nossa formação é pautada na tradição, excelência acadêmica e compromisso com a qualidade do ensino. Nossa grade curricular abrangente e atualizada prepara os futuros profissionais para os desafios da prática clínica, com ênfase em áreas emergentes da saúde. Com professores qualificados e infraestrutura de ponta, nossa instituição oferece uma base sólida para a construção de uma carreira de sucesso na medicina. 

Embarque em nossa experiência para guiá-lo nessa jornada profissional. Saiba mais sobre nossos cursos e processos seletivos aqui.

Giovanna

Posts Relacionados

© 2025 Todos os direitos reservados