A Trivento Medical School tem a capacidade de enxergar o futuro e compreender as transformações das novas gerações, incorporando essas mudanças à sua própria evolução institucional.
Esse compromisso se reflete, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que foram publicadas em agosto de 2025 e definem as regras obrigatórias para a estruturação e planejamento dos cursos de Medicina. A Trivento, apesar de ter iniciado os dois cursos de Medicina nos últimos anos, Lorena (2024) e Altamira (2025), já incorporava as normas propostas em 2025 aos currículos de Medicina antes mesmo de sua publicação oficial.
Além disso, o plano dos cursos acompanha as novidades e tendências da área, incorporando práticas modernas na graduação. A telemedicina, o uso de inteligência artificial, a realidade virtual, a impressão 3D, a relação com as mídias sociais, o foco em saúde mental e a inserção dos estudantes no sistema de saúde local desde os primeiros períodos são exemplos dessa inclusão.
Composta por mais de 9.000 horas, a matriz é dividida em:
- Disciplinas curriculares e TCC – 3.684 horas (38%)
- Atividades complementares – 180 horas (2%)
- Atividades de extensão curricularizadas – 876 horas (11%)
- Internato – 3.600 horas (49%)
Ela foi construída visando promover a articulação entre teoria e prática em todo o percurso de formação dos estudantes, partindo de conceitos fundamentais e aumentando a complexidade a cada semestre.
A aprendizagem também conta com a imersão em atividades práticas assistenciais desde o primeiro semestre do curso, permitindo que os alunos vivenciem a comunidade local e entendam suas necessidades e particularidades, além de realizar projetos e ações que fazem a diferença no dia a dia dessa população. A inserção antecipada e integral dos futuros médicos nesses ambientes promove uma visão crítica e humana da realidade social da região, fortalecendo o compromisso com o cuidado integral à saúde e preparando profissionais para atuar com empatia, responsabilidade e propósito nas diversas realidades do país.
Os estudantes também dispõem do apoio de valiosos recursos tecnológicos para o auxílio em metodologias diversas de ensino e treinamento prático, enriquecendo o aprendizado e permitindo que eles tenham mais confiança e segurança para a realização de suas tarefas no campo de estágio.
A grade curricular da Trivento Medical School é baseada em sistemas de saúde, na qual os currículos estudantis são flexíveis, uma vez que a instituição oferece disciplinas optativas em todo o ciclo clínico e pré-clínico. O ensino é focado na interdisciplinaridade, além de priorizar a aprendizagem na medicina, a qual é baseada em competências, habilidades, valores e atitudes.
As novas tecnologias digitais de informação são utilizadas como catalisadoras do ensino, que por sua vez é dividido em 8 eixos temáticos:
- pesquisa e gestão;
- morfo-funcional;
- humanidades;
- optativas;
- práticas e habilidades;
- internato médico;
- metabólico;
- extensão e integração.
Aqui, os recursos de ponta, as simulações e as metodologias ativas são parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de médicos preparados para os desafios da medicina moderna.
A matriz curricular da Trivento Medical School reflete o compromisso da instituição com uma graduação completa, que une técnica, ciência e humanidade. Se você deseja viver essa experiência e impactar positivamente a sociedade, conheça os nossos cursos de medicina.
